sexta-feira, 6 de março de 2015

O meu ponto sobre o dia internacional da mulher

Boa tarde, pessoal! 

Hoje apetece-me falar sobre o dia da mulher. Sim, é um tema muito "batido", mas acho que vale a pena continuar a falar dele porque enquanto as coisas são faladas não são esquecidas e os problemas vão sendo resolvidos. 

Está a aproximar-se o dia internacional da mulher e muita gente demonstra estar revoltada com a existência deste dia. Consideram que acentua as diferenças entre géneros, que perpetua a necessidade de não esquecer que as mulheres são seres humanos com os mesmos direitos e deveres que os homens, acham que este dia internacional não deve existir da mesma forma que não existe um dia especial para o homem, etc. etc. etc.. Ora, não ouvimos já esta lengalenga em relação a todos os dias internacionais, nacionais ou especiais em que se assina-la alguma coisa? Porra, alguém que assinale um dia qualquer para ser o dia internacional do homem ou então que acabe com os dias internacionais que revoltam as pessoas por acharem que "não deve ser só nesse dia que se celebra x e y". A sério, eu não tenho paciência. Se calhar estas pessoas também não gostam de celebrar os seus aniversários, nem os aniversários dos outros, nem Natal, nem a passagem de Ano, nem nada. Então vamos ignorar tudo o que é celebração só porque achamos que "o dia dos namorados é todos os dias", "o natal é todos os dias", "o dia da mãe/pai/avós é todos os dias", "o carnaval é todos os dias", "o dia da mulher é todos os dias" e por ai fora. 

Eu concordo com uma coisa: não é por ser o dia internacional de 'x' que devemos tratar 'x' de forma diferente dos restantes dias do ano. Mas também acho que assinalar dias especiais é importante porque há que celebrar, há que vincar ideias, direitos e deveres, há que recordar lutas antigas e festejar os seus resultados. Neste caso, do dia internacional das mulheres, eu acho extremamente importante que se faça uma celebração! As mulheres sempre lutaram, e ainda lutam, pela igualdade de diretos, deveres e regalias entre géneros. Isso não é um motivo para termos um dia só nosso no calendário mundial? Eu acho que é. A emancipação da mulher tem de ser celebrada todos os dias, mas qual é o problema de existir um dia que assinala os nossos feitos e conquistas? Eu não vejo problema nenhum e, aliás, acho muito bem. Antes de existir um dia internacional das mulheres as coisas eram mais fáceis para elas? Não. É verdade que existem sociedades em que as mulheres não têm nem metade daquilo que nós, em grande parte do mundo ocidental, temos. E nesses países faz todo o sentido que se lembrem que existe um dia internacional da mulher. Existe um dia para lembrar aqueles que as impedem de evoluir que grande parte do mundo está a lutar para que elas venham a viver numa sociedade justa, onde reina a igualdade de géneros, onde são respeitados os direitos humanos. Serve para que elas não percam a esperança, para que lutem todos os dias de forma a que um dia celebrarem o dia 8 de março pelos mesmos motivos que nós! 

Ultimamente têm surgido cada vez mais movimentos feministas, cada vez temos feito mais conquistas, cada vez há mais mulheres a lutar pelos seus direitos de igualdade, cada vez vemos mais artistas (e eu falo especialmente da minha musa: a Beyoncé) a trabalhar para inspirar mulheres a lutar pelos seus próprios objetivos, a celebrar o seu corpo e a lutar pelos seus direitos. É uma luta que vai dar muitos frutos, frutos que vão ser bons para as gerações futuras que vão ver os seus salários iguais ou superiores aos dos homens, que vão ter tantas ou mais oportunidades no mundo laboral quanto o sexo oposto, que vão ser líderes mundiais. Essas mulheres vão olhar para trás, vão ver toda a luta que tornou o mundo num lugar mais justo para todos e vão querer continuar a celebrar a luta dos seus antepassados - e quando eu falo nas pessoas que lutam pelos diretos das mulheres, falo tanto de mulheres como de homens (aliás: há homens que respeitam mais as mulheres e querem vê-las a subir na vida, tanto ou mais do que aquilo que eles podem subir, do que elas próprias, mas isso já é outra história e não vou entrar por esse caminho, pelo menos não neste ponto).

Eu sou uma mulher e respeito-me a mim própria, respeito o próximo, não deixo que me rebaixem, luto pelos meus objetivos  todos os dias, respeito todas as mulheres que me rodeiam e tento puxar pelas mais inseguras para fazer delas pessoas mais fortes e grandes lutadoras. E não esqueço a quantidade de pessoas que lutaram para eu poder votar, para eu poder estudar e finalizar este ano o meu curso superior, para eu poder viajar, ir tomar café com amigos e sair à noite sem pedir permissão a um homem, para eu poder estar aqui a escrever sobre o que eu quiser, para eu poder vestir-me da forma que eu bem quiser e entender, para eu tomar as minhas próprias decisões sobre a minha vida, para eu não ter de ficar presa às lides domésticas, para eu fazer o que eu quiser, sem medos, sem restrições. Assim, eu acho que toda esta luta e todas estas conquistas têm de ficar assinaladas. O dia 8 de março foi escolhido para marcar tudo isto, para celebrarmos o facto de todos os dias vivermos a vida como queremos. 

E ponto!

2 comentários:

  1. Ser livre é , simultaneamente ... ter respeito por nós próprios e respeitar o próximo (independentemente do género , da raça, dos nossos ideais).Espero que a condição de seres mulher nunca seja um obstáculo na tua vida .Feliz dia da Mulher.

    ResponderEliminar