sábado, 21 de março de 2015

O tempo passa, ainda não decidi nada e isto é mais um ponto


Boa tarde, pessoal!

O tempo vai passando e ainda não decidi nada. Considero-me uma pessoa determinada. Claro que por vezes tenho alguns picos de devaneio, algumas incertezas, mas regra geral sei bem o que quero e como quero fazer as coisas. Desta vez, é diferente. Desta vez sinto-me um bocado perdida. Eu sei o que quero fazer, mas não sei como é que vou conseguir fazê-lo, não sei qual é o meu caminho até lá. Em determinadas situações não gosto de perder o controlo, não gosto de sentir que não sei o que está à minha frente. E agora estou a falar do meu futuro.

Daqui a 3 meses acabo a licenciatura (YEI!). Estes 3 últimos anos passaram a correr. Desde o primeiro ano da faculdade tenho ouvido a pergunta “O que é que vais fazer depois da licenciatura?” e agora tem surgido uma nova pergunta que é: o que é que vais estar a fazer daqui a 2 anos?... Epa, odeio estes questionários. Porque é que tenho de meter a carroça à frente dos bois e pensar no que vou fazer daqui a 3 anos, se nem sei o que é que vou jantar logo à noite? É ótimo termos objetivos (acho que uma pessoa sem objetivos na vida está a desperdiça-la ‘à grande’). É ótimo termos sonhos e idealizarmos o nosso futuro. É ótimo lutarmos por aquilo que queremos. Mas porque é que tenho de dar resposta a este tipo de perguntas? Se respondo “Não sei” fica tudo chocado e dizem “Tens de começar a pensar!”
Penso em respostas para dar a estas pessoas. Começo a olhar para o estado atual do país e do mundo, mas isso não me assusta; não tenho medo de ir para fora, não tenho medo de não trabalhar na área. Porém, o não ter medo não significa que não me importe porque importa e muito: seja em Portugal ou noutro país qualquer, quero trabalhar na área da comunicação (e isto eu sei com todas as minhas forças). Começo a pensar em várias opções, a ouvir várias opiniões de pessoas da minha área e chego à conclusão que gosto e não gosto de muitas coisas, que quero muitas coisas e não quero muitas mais, que umas coisas são mais seguras do que outras, que umas enchiam-me mais o coração e outras iam deixar-me frustrada. Já tive muitas respostas, mas agora a minha resposta é completamente diferente de tudo aquilo que já tinha dito até então. Antes as minhas respostas eram mais compostas. Agora é muito vaga.  
Sei que quero fazer um mestrado. No quê? Excelente pergunta. Já quis publicidade e marketing, relações internacionais, qualquer coisa relacionada com turismo. E agora não quero nada disso. Ou então quero tudo ao mesmo tempo. Pelo menos sei que não quero continuar naquela faculdade. Quero ir para outra fazer o mestrado. Também sei que gostava de fazer Erasmus. Sei que quero ter um trabalho em part-time para poder fazer as minhas coisas sem depender de ninguém.
Acabo por poder responder a essas perguntas, não é? Então: depois da licenciatura quero tirar um mestrado e daqui a 2 anos pretendo estar a acabá-lo, pretendo ter estudado no estrangeiro, pretendo ter algum dinheiro meu, pretendo entrar no mercado de trabalho na minha área (o que deve vir a ser muito difícil), pretendo estar numa rádio, ou num jornal, ou numa televisão. São pretensões. Também sei que este fim-de-semana vou fazer o meu currículo para começar a enviar para tudo o que é meio de comunicação para ir estagiar após a licenciatura. Sei que onde quer que eu vá parar vou dar o máximo e o melhor de mim. E são estas as minhas respostas, os meus objetivos. Melhor que nada, não?

E pronto, isto é mais um ponto.

3 comentários:

  1. Sócrates , filosofo que viveu entre 470 A.C. e 399 A.C. , tem uma frase muito célebre " EU SÓ SEI QUE NADA SEI" . Tu sabes que vais dar o teu MELHOR! Nós estamos aqui para te APOIAR.

    ResponderEliminar